Pilha USB

26082018
Share Button

Conheça a pilha USB recarregável

 Pilhas não são exatamente amigas do meio ambiente… Conheça a Pilha USB que pode ajudar a diminuir o consumo daquelas mais difíceis de reciclar

Dentre todos os problemas que envolvem o meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao descarte de materiais, os efeitos nocivos das pilhas e baterias estão bem altos na lista. Todo ano, são cerca de 10 bilhões delas consumidas e jogadas fora, mas só 2% são recicladas. O restante costuma ir para aterros, que não são preparados para receber esse tipo de matéria tóxica. O resultado é a contaminação da natureza e, consequentemente, o risco à saúde pública. E é neste cenário que surge a pilha USB.

Pensando nisso, cada vez mais surgem iniciativas e ideias para reduzir o impacto ambiental das pilhas e baterias. As pilhas recarregáveis foram uma delas, mas atualmente já não se pode considerar que elas estão reduzindo tanto assim as complicações. Mesmo elas possuem uma vida útil, e ao final, são descartadas de forma inadequada de qualquer forma.

Imagem relacionada

Entretanto, a perspectiva de aumentar o tempo de vida das pilhas não foi deixada de lado. A empresa de tecnologia Lightors desenvolveu uma pilha de mesmo nome que pode ser carregada via USB. Elas trazem vantagem ambiental, economia de energia e de dinheiro. Isso se traduz em benefícios para os consumidores e principalmente para o meio ambiente, que pode sofrer menos com descartes incorretos.

A ideia segue sendo a mesma das pilhas recarregáveis comuns, mas com uma vida útil muito maior: as Lightors podem ser reutilizadas até 500 vezes. E o cabo USB que a recarrega é universal, o que a torna muito mais prática e preferível às convencionais. Isso deve ajudar na popularidade do produto, mas o foco continua sendo a sustentabilidade.

O objetivo dos desenvolvedores é reduzir até 20 milhões de descartes inapropriados de pilhar comuns por ano. Essa meta está sendo buscada desde 2015, quando os primeiros projetos da empresa começaram a deslanchar, através de financiamento coletivo pelo Kickstarter. A Lightors foi um deles, conseguindo mais de 15 mil dólares só no primeiro dia de crowdfunding. Ela se tornou logo o produto mais esperado, e passou a ter planos de ser produzido em massa em 2016.

26082018-1

Pilha USB: como funciona e onde encontrar

As pilhas podem ser recarregadas sendo ligadas diretamente em um cabo USB – não é preciso nenhum outro equipamento, como costumava ser o caso de muitas outras pilhas recarregáveis. A entrada micro é universal, protegida por uma película de silicone. Há uma luz na pilha que indicada quando ela está sendo carregada (se estiver, a luz ficará vermelha). O tempo total de carga é de 3 horas. Quando a carga estiver completa, a luz se torna azul. É simples, fácil de usar e funciona com o próprio cabo ou mesmo com cabos de Androids, notebooks e muitos outros aparelhos eletrônicos.

Para adquirir as Lightors, por enquanto só é possível através do site oficial. As opções incluem pilhas AA e AAA, sozinhas ou em combos. Um par de pilhas AAA custa até 8 dólares, sem contar o valor de envio. As pilhas AA custam pouco mais que 8 dólares, e um set com ambas sai por volta de 15 dólares.

Fonte: PensamentoVerde

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>